terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ESCÂNDALO NO VATICANO: Porta-voz denuncia vazamento de documentos

Federico Lombardi diz que a Santa Sé vive sua própria versão do escândalo WikiLeaks e evita comentar boatos de renúncia do papa




O Vaticano está vivendo sua própria versão de escândalo WikiLeaks, afirmou na segunda-feira o porta-voz Federico Lombardi, referente aos recentes vazamentos de documentos confidenciais nos jornais italianos, que registram supostas falhas na implementação de medidas contra lavagem de dinheiro e fofocas sobre quem deverá ser o próximo papa.



"Precisamos de calma, sangue frio e razão", afirmou o padre Lombardi em uma longa declaração publicada no site da rádio do Vaticano na segunda-feira à noite. O governo do presidente americano Barack Obama "teve o Wikileaks, o Vaticano está tendo seus próprios vazamentos", acrescentou.
Observadores disseram que os vazamentos são evidências de uma luta interna pelo poder no Vaticano, particularmente contra o Secretário de Estado, Tarcisio Bertone. "Esses vazamentos têm a intenção de espalhar confusão e manchar a imagem do Vaticano, do governo da Igreja e da própria Igreja", comentou Lombardi.
O caso dos vazamentos tem tomado conta do Palácio Apostólico, enquanto o pontífice se prepara para a cerimônia na semana que vem que vai coroar os 22 novos cardeais - os príncipes da Igreja, responsáveis pela escolha do sucessor do papa.
Essas cerimônias sempre vem acompanhadas de rumores e especulações sobre o futuro do pontífice. Na semana passada, uma carta confidencial de um cardeal confessando ter conhecimento de um plano de assassinato do Papa nos próximos 12 meses foi divulgada e ridicularizada pelo Vaticano.
O porta-voz frisou que o papa Bento 16 está comprometido com o avanço da administração das finanças do Vaticano e assegurou que o banco do Vaticano está alinhado às regras internacionais contra lavagem de dinheiro. "Estão dizendo que documentos internos estão sendo transmitidos externamente de maneira desonesta", declarou Lombardi.
"Alguns desses documentos recentemente distribuídos tendem a diminuir a credibilidade em relação ao compromisso da Igreja em aumentar a transparência", acrescentou.
Perguntado posteriormente, nesta terça-feira, sobre rumores persistentes de que o papa poderia renunciar, advertiu: "Se essa questão já foi alguma vez abordada seriamente, discutiremos. Por ora, não é nada sério e, portanto, não há o que dizer."
Ao livro de entrevistas do jornalista alemão Peter Seewald intitulado "Luz do Mundo", Bento 16 diz que, se um papa tem consciência de que não está mais apto "fisicamente, psicologicamente e espiritualmente a exercer os deveres do cargo, tem o direito e, em algumas circunstâncias, a obrigação de se demitir".
Mas, segundo o pontífice, só pode haver demissão "em um momento de paz", e não em períodos de tensões ou escândalos.
O bispo emérito de Ivrea, monsenhor Luigi Bettazzi, afirmou acreditar na possibilidade de Bento 16 se demitir. "Não, não acredito na ideia de um complô contra o papa, mas sim, na eventualidade de uma demissão", comentou.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br

Tais escândalos não são de espantar, afinal se trata de uma religião/estado, ou seja, motivações políticas estarão sempre arraigadas, principalmente, se tratando de uma instituição com os dois pés no medievalismo, com os olhos na tradição mística e de costas para a Bíblia.

Todos querem o poder, o Papa é pop e o pop não poupa ninguém. Os clérigos católicos não têm do que se preocupar, pois, mesmo que venham à tona vários escândalos administrativos, políticos, etc.. nenhum deles se compara em grau de negatividade à onda de padres pedófilos impunes já apagadas pelo tempo e pela memória inocente dos fiéis. Não se preocupem, clérigos,  pois como na religião Protestante, a maioria dos fiéis não se preocupam com isso, o mito do sagrado está acima da instituição religiosa.

Felipe O. Almada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações e opiniões postadas no Blog Fé & Razão não correspondem às opiniões e idéias de pessoas ligadas a mim nem de minha Igreja