quarta-feira, 29 de junho de 2011

Bíblia de Estudo MacArthur. Vale a pena?

Eu nunca consegui comprar uma Bíblia de estudos. Não sei por que, mas eu queria comprar uma Bíblia de Estudos definitiva, ou seja, sem ter que usar outra. E sempre pesquisava, pesquisava e nada.

Bíblia Pentecostal?? Jamais!  Mesmo sendo elogiada por muitos eu tenho resalvas a algo que se intitule pentecostal. Nessa Bíblia contém alguns comentários tendenciosos. Por exemplo, ela indica que Jesus serviu suco de uva na ceia, o batismo com o Espírito Santo é mostrado como uma unção especial que nos transforma m super-crentes, o dízimo é encarado como doutrina,
A Bíblia do Malafaia??? De jeito nenhum, o pouco contato que tive com ela me deu vontade de chorar, segundo os comentários contidos nela: a pessoa que é pobre está subjulgada pelo demônio. Ora, a grande maioria dos pentecostais são pobres, as pesquisas indicam isso, então, a maioria está subjulgada pelo diabo?? Fala sério!! Valei-me Lutero!! Essa bíblia traz vitória financeira sim, para o Malafaia....
Bíblia de Genebra? Sempre ouvi vários comentários positivos sobre ela, porém ao pesquisar melhor descobrir de que não se trata da Bíblia de Genebra original escrita por reformadores e sim um "plágio" feito por americanos... me desinteressei dela.

E eu sempre ia pesquisando, além das que citei outras também. Mas certa vez na Igreja Metodista onde congrego em Leopoldina-MG foi me apresentada a Bíblia de EStudo MacArthur. Eu já conhecia alguns trabalhos do autor dessa Bíblia e me interessei por ela. Achei a capa bonita e por já conhecer o trabalho de  John MacArthur comprei a Bíblia no susto, pois estava muito barata: R$ 75,00.

Premiada com o Medalhão de Ouro da Associação de Publicadores Cristãos Evangélicos (ECPA), em 1998, e com mais de um milhão de exemplares distribuídos nos Estados Unidos, a “Bíblia de Estudo MacArthur” chegou ao Brasil em parceria com a SBB.

ESsa Bíblia é resultado de um trabalho de 30 anos  de um autor idôneo e com uma teologia sólida, tradicional (no bom sentido da palavra) e teocentrista. tenho me deleitado nos comentários de MacArthur e várias notas têm me dado a verdadeira noção do que a Bíblia realmente quis dizer curando o leitor de todo o vício neopentecostal. Esta Bíblia é uma verdadeira obra de arte teológica. Quando começo a estudá-la me perco no tempo, por isso a indico a todos que estão procurando uma Bíblia de Estudo.

Quero, portanto, deixar bem claro que não devemos ficar apegados aos comentários dos autores dessas Bíblias, pois somente os textos dos cânones sagrados são a Verdade de Deus e Lâmpada para os nossos pés, e não os comentários dessas Bíblias. Possivelmente vou encontrar nessa Bíblia algum comentário que eu não concorde, normal.

O mais importante é que sendo Bíblia de Estudo ou não o importante e estar diariamente meditando e praticando a Palavra de Deus!


Felipe Almada

44 comentários:

  1. Gostei do artigo! parabens sempre tive minhas duvidas sobre a pentecostal! Eu tenho uma mais sempre fiquei com uma pulga atrás da orelha :(
    Nunca entendir isso! como pode eles terem ficado bebo com suco? AFF a Genebra sempre tive vontade de ter uma mais não comprei ainda,essa tinha visto so o comercial nunca vi ninguém com essa Bíblia de EStudo MacArthur.

    O que acha da biblia SHEED ?

    Conheça meu blog www.dhiegoribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, ENTÃO JESUS VEIO PARA EMBRIAGAR AS PESSOAS COM VINHO ALCOOLICO, HOJE HÁ TANTOS CRISTOS SENDO PREGADOS POR AI, ALÉM DO CRISTO SILVIO SANTOS TEM TAMBÉM O CRISTO ALAMBIQUEIRO,(AFF) SÓ PORQUE ESSAS RAÇAS DE PORCOS QUEREM!!!!

      Excluir
    2. Vinho é vinho em qualquer época. E, isso, inclusive na Bíblia. Embriaga-se quem quer.

      Excluir
    3. Nunca vi em bíblias de estudo nenhuma dizer que usar maquiagem e batom, pintar unha e cabelo é pecado, pois tudo isso é pecado descritos em vários testemunhos de arrebatamento ao inferno e visões e tb tem várias passagens na bíblia que são deturpadas por teólogos, a verdade é que sem a revelação divina a escritura pode matar, ouçam testemunhos pq é coisa vinda direta de Deus, quando é verdadeiro.

      Excluir
    4. O interessante é que Felipe Almada critica o plágio da Bíblia Genebra, mas plagiou numa boa os seguintes trechos relacionados à MacArthur:

      "Premiada com o Medalhão de Ouro da Associação de Publicadores Cristãos Evangélicos (ECPA), em 1998, e com mais de um milhão de exemplares distribuídos nos Estados Unidos, a “Bíblia de Estudo MacArthur” chegou ao Brasil em parceria com a SBB.

      Essa Bíblia é resultado de um trabalho de 30 anos de um autor idôneo e com uma teologia sólida, tradicional (no bom sentido da palavra) e teocentrista. tenho me deleitado nos comentários de MacArthur e várias notas têm me dado a verdadeira noção do que a Bíblia realmente quis dizer curando o leitor de todo o vício neopentecostal. Esta Bíblia é uma verdadeira obra de arte teológica. Quando começo a estudá-la me perco no tempo, por isso a indico a todos que estão procurando uma Bíblia de Estudo".

      Os trechos supracitados NÃO são de autoria do Felipe, mas sim plagiados, sem que se respeitasse os direitos autorais e citasse a fonte. Na verdade, são informações oficiais destinadas à comercialização da Bíblia em questão, reproduzidas por diversas editoras/sites de vendas.

      Ou seja, não foi feita nenhuma avaliação sobre a Bíblia de Estudo MacArthur. Tão somente se repetiu aquilo que de há muito é difundido sobre a obra.

      Ao mesmo tempo, procurou-se criticar outras bíblias de estudo com base apenas no senso comum, sem nenhum embasamento teológico ou cristão.

      Premiada com o Medalhão de Ouro da Associação de Publicadores Cristãos Evangélicos (ECPA), em 1998, e com mais de um milhão de exemplares distribuídos nos Estados Unidos, a “Bíblia de Estudo MacArthur” chegou ao Brasil em parceria com a SBB.

      ESsa Bíblia é resultado de um trabalho de 30 anos de um autor idôneo e com uma teologia sólida, tradicional (no bom sentido da palavra) e teocentrista. tenho me deleitado nos comentários de MacArthur e várias notas têm me dado a verdadeira noção do que a Bíblia realmente quis dizer curando o leitor de todo o vício neopentecostal. Esta Bíblia é uma verdadeira obra de arte teológica. Quando começo a estudá-la me perco no tempo, por isso a indico a todos que estão procurando uma Bíblia de Estudo.

      É uma pena, Almada, você agir assim!

      Excluir
  2. Tenho a bíblia de Estudo Vida. Muito boa. Estou querendo adquirir a Macarthur também para explorar mais conhecimentos. Estudar a Bíblia é sempre um prazer e a interpretação em todos os momentos é o Espírito Santo quem nos dá.

    rodriguez.1974@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fale mal da bíblia pentecostal. Saiba que só o texto bíblico é isento de erro. Todos os comentaristas são falhos e alguns tendenciosos. Tenho praticamente todas as bíblias de estudo em português.Todos cometem erros veja Maccarthur
      http://www.andrerfonseca.com/2012/08/comentario-da-biblia-de-estudo.html

      http://www.andrerfonseca.com/2012/08/quente-frio-ou-morno-o-que-isso-quer.html

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. concordo com você, Jayjairo. Tenho a Bíblia Pentecostal e é muito boa. além de ser de uma igreja pentecostal, mas não é só pelo fato de ser um crente pentecostal, mas por entender que os comentários de Donald Stamps são muito ricos! Paz do Senhor!!

      Excluir
  3. Tenho a bíblia de Genebra e digo que é complicado ter uma bíblia tão boa como essa! Mas ovi falar muito bem da McArthur

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Felipe...vale a pena! E recomendo a Bíblia MacArthur a quem deseja investir em uma bíblia de estudo. Mas a melhor bíblia continua sendo aquela que é lida, estudada, compartilhada e praticada.

    ResponderExcluir
  5. Felipe meu brother, gostei do texto e acabei de comprar uma Biblia destas. Encontrei seu blog pesquisando sobre esta biblia. Sou pentencostal, da A.D., mas nunca me interessei pela Biblia de Estudo Pentecostal, em razão das mesmas alegações citadas acima. Confesso que estou gostando muito desta Biblia, inclusive achei melhor que a famosa Shedd e Thompson. Fica na paz!

    Quando tiver um tempinho, visite meu blog, História com Cristo, acredito que trocaremos boas idéias.

    http://historiacomcristo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Devemos tomar cuidado com a Biblia de Genebra pois seus estudos foram escritos pelos calvinistas que moldaram parte do pensamento reformista para apoiar o discurso capitalista burgues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem foi que te falou isso cara? Algum comentário, muito mal elaborado, do Livro "A ética protestante e o espírito do capitalismo" do Max Weber? Que viveu 3 séculos depois de calvino e que nunca escreveu sobre ele, mas sobre as nações que adotaram o protestantismo.

      Ou leu algum livro de história do ensino médio. Estilo "Gilberto Coltrim" ou outros historiadores que nuca leram as obras originais e ficam falando bobagens? Ou Wikipedia?

      Aposto com quem quiser que você nunca leu nada de um verdadeiro calvinista, no máximo leu coisas sobre eles. E provavelmente também nunca leu nada da bíblia de genebra.

      Capitalista burguês? Vá Estudar história!!

      É muito mais provável que a bíblia do Malafaia "Batalha espiritual e vitória financeira" é que tenha algo sobre capitalismo e burguesia. E Malafaia acho que calvinismo é do inferno.

      Excluir
    2. eu tenho a Bíblia de estudo Genebra, e ela segue as teorias de Calvino, que no meu ponto de vista algumas são satânicas, como o da eleição

      Excluir
    3. Meu caro irmão Adriano,sugiro q VC leia mais a bíblia,pois a própria bíblia fala de eleição(predestinacão)em Romanos 8.30,9.6-26 e Efésios 1.4,5.Portanto Lutero e Calvino estão certos em pregar sobre a eleição

      Excluir
  7. Publiquei como anonimo por que foi menos trabalhoso!

    ResponderExcluir
  8. Felipe, respeito sua opinião e aqui quero expressar a minha, quando você declara que JAMAIS irá comprar tal Bíblia por causa disso ou daquilo você esta indo em contradição à sua própria citação "Possivelmente vou encontrar nessa Bíblia algum comentário que eu não concorde, normal" Todas as bíblias comentadas podem ter erros, pois são feitas por homens, e como eu e você eles tem suas opiniões, por isso declarar de tal modo que JAMAIS ou DE JEITO NENHUM não acrescenta nada a igreja, não estou defendendo nunhuma Bíblia, mas também prefiro deixar a justiça destas com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito! E concordo sobre o que disse da Pentecostal!
    Meu irmão tem uma e já li muito nela, e o que vc diz é verdade.

    Nunca li a da Vitória financeira, mas só pelo nome eu já perco o interesse, pois não creio que uma bíblia com ênfase financeira seja o que vai abençoar minha vida espiritual.

    Gostei muito da sua conclusão sobre a Mac Arthur, pois estou pesquisando faz algumas horas, pra comprar uma bíblia nova para mim, e eu também já estava inclinado à compra-la, devido a tudo que vc falou (que eu já acreditava ser verdade).

    Obrigado! Seu post me ajudou muito a terminar de tomar minha decisão!

    E mais, estou procurando e está difícil achar um site no qual ela não esteja esgotada. Deve ser boa mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho a Bíblia de estudo GENEBRA e achei excelente os comentários e os artigos no final da Bíblia, eu por vício sempre vejo o que a Bíblia tem al´[em das escrituras (lá no seu finalzinho), não que eu trate-os como algo canônico, mais trato sim como sobremesa depois de me alimentar (entenderam né?rsrs)... acho ela excelente
    Tenho tbm a Bíblia Apologética de estudo do ICP e para quem gosta da área é excelente tbm e recomendo.
    A MacArthur, é sem dúvidas uma excelente Bíblia, tive toda ela primeiro em PDF e me interessei grandemente, agora tenho ela e posso usá-la fora de casa, rsrsrs, estou pensando em deixá-la em 1º plano em minhas leituras, mias vou ver se troco ela pela genebra... mais é isso aí... 3 bíblias excelentes.
    Agora se tratando da Bíblia VIDA, pesquisei sobre ela e não gostei das coisas que fiquei sabendo. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  11. Só esclarecendo, tenho as 3 citadas acima, e todas são ótimas, a MacArthur é excelente mesmo, mais como ainda é novinha, não tive tempo de explorá-la direito, por isso ainda fico com a Genebra

    ResponderExcluir
  12. Wau! It's cool! Encontrei mais um dono da verdade!

    ResponderExcluir
  13. Uma curiosidade o sistema de referências cruzadas da bíblia macarthur e da biblia genebra são o mesmo exatamente iguais

    ResponderExcluir
  14. quanto tá custando uma bíblia de estudo?




    ResponderExcluir
  15. toda biblia de estudos que leio, a forma de ver a sua veracidade é o texto de I samuel 28 onde fala do aparecimento de samuel a saul, a maioria dos comentários dizem que Deus abriu uma excessão permitindo o aparecimento de samuel a saul, esse fato contradiz totalmente o texto sagrado que diz que Deus não permite o contato com os mortos e infelizmente Macarthur diz isso!!!

    ResponderExcluir
  16. Macarthur diz que Deus permitiu Samuel aparecer a saul....mas, Deus permite a necromancia????...sinceramente fico com a DAKE e a biblia shedd...que dizem que Deus não permitiu, não permite e não permitirá a consulta a mortos!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "1Sm 28:15 FOI SAMUEL QUEM FALOU A SAUL, EM ENDOR!
      Muitos só podem gritar "não importa, eu não gosto do que Deus escreveu aqui, eu não aceito o que está escrito", mas o verdadeiro autor da Bíblia indiscutivelmente DIZ , Ele mesmo diz, que foi Samuel quem falou a Saul, em En-dor. Negar isto (por elaborado e atraente que seja o malabarismo) é negar que o trecho é inerrável e infalivelmente inspirado por Deus! É isso que está ESCRITO! Foi DEUS o ESPÍRITO SANTO, o qual jamais erra, quem assoprou Suas palavras na mente do escritor, ao invés de citar palavras de homens, que erram. Portanto, foi Samuel quem falou a Saul, como Deus está afirmando.
      Mas observe que: a) A regra geral de Deus, com apenas esta exceção e a de Moisés no monte da transfiguração, é que comunicação com os mortos é impossível, pois é impedida por Ele Lc 16:26 (portanto, tudo do espiritismo é fraude ou atividade demoníaca); Deus terminantemente proibiu que tal comunicação fosse buscada Lv 19:31; 20:6-7; Dt 18:10-12; e fez morrer Saul porque este a procurou 1Cr 10:13-14; b) Deus, que fez Suas leis, é o único que tem o direito de as violar nas exceções que quiser, para propósitos bíblicos (e esta é a definição de milagres): uma jumenta falou a Balaão (nunca mais nada semelhante aconteceu ou acontecerá); Deus abriu o Mar Vermelho e o Jordão (idem); parou o sol (idem); voltou o sol atrás (idem); etc., etc., etc.; do mesmo modo, só 2 vezes na história da humanidade Deus permitiu alguém que já morrera vir à terra: Samuel para pronunciar a condenação de Saul, e Moisés para testemunhar de Jesus (idem); c) portanto, impossibilidade e proibição e condenação de tentativa de comunicação com mortos são a regra geral, e 1Sm 28:15 e Mt 17:3 são as únicas exceções que jamais ocorrerão, as quais foram soberanamente permitidas por Deus (o Legislador), todas as outras aparentes comunicações sendo fraudes de demônios (1Rs 22:22) ou de homens. Ver http://www.monergismo.com/wp-content/uploads/saul-pitonisa_paulo-sergio.pdf"


      Retirado de: Bíblia Anotada: http://solascriptura-tt.org/

      Excluir
    2. Mais material sobre o assunto:

      http://www.imortalidadedaalma.com/downloads/Saul_pitonisa.pdf (LIVRO)

      http://br.groups.yahoo.com/group/solascripturatt/message/5403 (post)

      Excluir
    3. Eu acredito que a Biblia apesar de ter sido inspirada por Deus nao foi ditada ou soletrada por ele. Quem escreveu foram os homens de fé com suas limitações naturais, claro. Porntanto muito cuidado ao se traduzir certas passagens ao pé da letra, acredito que se a biblia fosse um texto objetivo permitiria a Deus falar com o homem, apenas, de uma so maneira, mas como ela é um texto recheado de simbolos e contextos, permite a Deus falar com o homem de forma especifica e apropriada a cada momento que o proprio Deus quiser, por isso varias traduções são permitidas. A Biblia nao foi criada para se um jornal onde se ler as noticias em detalhes ela foi criada para exclusivamente apresentar Deus ( o criador) ao homem e o caminho da salvação, mais que isso não interessa. Essa passagem de Saul acredito que foi um demonio como fazem hoje no espiritismo, um demonio tomou a forma de Saul para enganar samuel, nao ha excessão de Deus para falar com os mortos nessa passagem, mas o autor escreveu que saul veio dos mortos como qualquer ser humano limitado escreveria, uma vez que Deus não dita a historia para o homem escrever.

      Excluir
  17. Sabe, gostei muito deste Deus da Biblia Macarthur, Deus que abre excessão,vou comprar a Bíblia de Estudo MacArthur,quero me aprofundar e conhecer melhor este Deus e seu Filho,quem sabe ele abra uma excessão e minha vaga no inferno seja cancelada.Eu nunca combinei com o Deus que pune, que deve ser temido.Se Macarthur me mostrar o Deus da forma que penso que seja, então Deus ganhou mais um aliado e minha briga passa a ser com diabo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus não precisa se adequar a você, é você que precisa seguir a Deus, independentemente do que ele possa ter oferecer em troca, apenas pelo dom gratuito a vida eterna.

      Excluir
  18. Vejam o nível dos cristãos de hoje!A questão não é ser Pentecostal ou Tradicional e sim ser coerente sobre a santidade de Cristo,usando a lógica para entender o texto,sabendo queoFILHO DE DEUS é SANTO,é evidente que ELE nunca ofereceria bebida alcoólica a ninguém, admitir que ELE fez isso é dizer que ELE pecou e com isso anular a expiação dos pecados!!! A CRISTOLOGIA dos pseudo-cristãos étão deturpada, ofendem tanto ao FILHO DE DEUS que é por isso que os muçulmanos crescem tanto em quantidade e os cristãos declinam indo após heresias de perdição!!!

    ResponderExcluir
  19. É triste ver a falta de unidade entre os cristão de várias denominações. O que Jesus faria no seu lugar? Que Deus tenha misericórdia de vocês que no lugar de evangelizar os impios ficam criticando as denominações.

    ResponderExcluir
  20. Concordo com o comentário acima. O Senhor Jesus previu tudo isso. Na sua oração intercessória em Jo17:11,21-23 Ele deu enfaze a questão da unidade entre seus seguidores,se tivessemos a verdadeira união em amor,deixando de lado as divergências teológicas e de interpretações;e nos preocupassemos em pregar o evangelho aos perdidos,muitas almas como diz o texto,creriam que Ele é o enviado de Deus.Eu particularmente não gosto de comentar sobre igreja A,B ou C,nem de sobre Prs.A,B ou C nem debater sobre doutrinas porque não trás edificação nenhuma.Imagino quem não é SALVO acessando esses comentários e debates virtuais,deve ficar cada vez mais incrédulo e seguindo para a perdição.Meu empenho é de falar ao pecador da grande SALVAÇÃO que meu Senhor me conquistou,trazendo-me das trevas para a SUA MARAVILHOSA LUZ. GRAÇA E PAZ PARA TODOS.

    ResponderExcluir
  21. Eu acredito que a Biblia apesar de ter sido inspirada por Deus nao foi ditada ou soletrada por ele. Quem escreveu foram os homens de fé com suas limitações naturais, claro. Porntanto muito cuidado ao se traduzir certas passagens ao pé da letra, acredito que se a biblia fosse um texto objetivo permitiria a Deus falar com o homem, apenas, de uma so maneira, mas como ela é um texto recheado de simbolos e contextos, permite a Deus falar com o homem de forma especifica e apropriada a cada momento que o proprio Deus quiser, por isso varias traduções são permitidas. A Biblia nao foi criada para se um jornal onde se ler as noticias em detalhes ela foi criada para exclusivamente apresentar Deus ( o criador) ao homem e o caminho da salvação, mais que isso não interessa. Essa passagem de Saul acredito que foi um demonio como fazem hoje no espiritismo, um demonio tomou a forma de Saul para enganar samuel, nao ha excessão de Deus para falar com os mortos nessa passagem, mas o autor escreveu que saul veio dos mortos como qualquer ser humano limitado escreveria, uma vez que Deus não dita a historia para o homem escrever.

    ResponderExcluir
  22. Irmãos no intuito colaborar para a reflexão, texto de Romanos 14.5-8 : Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.

    ResponderExcluir
  23. Adorei a MacArthur, muito rica em conteúdo,excelente.

    ResponderExcluir
  24. Adorei a MacArthur, muito rica em conteúdo,excelente.

    ResponderExcluir
  25. Realmente a BÍBLIA MacArthur em grande parte de suas notas elucidativas é de grande valia, além de possuir belos mapas. Porém, se eu a conhecesse como a conheço hoje, não a recomendaria, devido à sua falta de neutralidade ao expor por exemplo, o pensamento dualista grego do conceito de vida e morte, inferno ardente com almas a sofrer por toda a eternidade, simpatia explícita por doutrinas essencialmente pentecostais como arrebatamento secreto, "dom" de línguas, além de uma salada de abordagens preteristas e futuristas, sem sequer fazer menção da visão historicista, quando interpreta os livros de Daniel e Apocalipse. Não deixa de ser uma boa BÍBLIA de estudo, mas ainda prefiro a Thompson, ou a Almeida de estudo.

    ResponderExcluir
  26. Li todos os comentários, e posso afirmar, com segurança, que 70% (pelo menos) dos comentaristas não sabem o que estão escrevendo.

    Foi possível identificar tendências conservadoras, liberais, Testemunhas de Jeová, Congregação Cristã no Brasil, Reformados, pentecostais em geral, pessoa dando ênfase a "profetadas", e, pasmem, até ateu e indivíduo enaltecendo satanás.

    Um indivíduo escreveu que a Bíblia de Estudo de Genebra foi criada por calvinistas, objetivando apoiar o discurso capitalista burguês. Outra criatura escreveu que essa mesma Bíblia de Estudo "segue as teorias de Calvino", como a "satânica" Eleição. Um terceiro critica todas as Bíblias de Estudo porque elas não atacam quem usa batom, maquiagem ... que teólogos deturparam o texto bíblico... e para ouvirmos somente testemunhos, pois estes vêm direto de Deus!!!

    ResponderExcluir
  27. Pelos comentários percebi que falam muito de Deus e parecem não saber quem ele é! Triste. Saudades dos crentes da época dos meu pais, não tinham a menor dúvida sobre em quem eles criam.

    ResponderExcluir

As informações e opiniões postadas no Blog Fé & Razão não correspondem às opiniões e idéias de pessoas ligadas a mim nem de minha Igreja