quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Análise da música "Alvo do Teu Milagre" (Milagre Inédito) da Brenda


   A música "gospel", para bom entendedor, há muito tempo não é um ministério como muitos ainda insistem em dizer. É comercial. Gospel é comercial, ou seja, tem que vender e vende muito.

   Essa canção que vamos ver agora é mais um exemplo disso, quer dizer, o autor pensou assim: "Que letra vai fazer vender mais? O que as pessoas querem ouvir? Quais palavras vou colocar que a grande massa vai querer ouvir?  Qual novidade vai vender??" 
   Tenho certeza absoluta que essa música: "Alvo do teu milagre" foi criada sob as condições acima citadas.

    A voz da menina é bonita, afinada, interessante de ouvir.A melodia já é a mesma de sempre. Quando se lança alguma cantora gospel, pode esperar que vai ser essa melodia melosa nas estrofes, e no refrão traz uma melodia meio que apoteótica. Isso já é de praxe. O mercado já sabe que vende. 

   "Sei que sou comum

Mas não quero ser, Senhor

Uma vitrine só de coisas naturais.

Faz da minha vida uma amostra grátis
De milagres sobrenaturais."

   Letra típica de triunfalismo neo-pentecostal. O fato de não querer ser normal, ou seja, ser extraordinário já está batido. Massss, pedir que a vida seja uma amostra grátis de milagres sobrenaturais... além de não ter embasamento teológico, é de uma cafonisse e mal gosto sem tamanho.

...Não vou, Senhor, me limitar
Só no que já ouvi falar de Ti,
Faz um novo milagre em mim...
   
   Já que a música do Regis Danese "Faz um milagre em mim" fez um mega sucesso, agora é hora do "Faz um novo Milagre em mim"..  já que é pra vender.. vamos seguir um molde que deu certo né...

...Eu quero um milagre inédito,
O impossível não vai me deter.
Preciso de um milagre inédito,
Pra que Sua Glória possam ver.
Não irei guardar segredos,
Vou contar ao mundo que Tu faz
Milagres nunca revelados,
Coisas sobrenaturais...

   Eu fico pensando... o que será esse milagre inédito? Já não basta ser milagre, tem que ser agora inédito! Na verdade se trata de uma idolatria ao milagre. É o retrato do crente hoje, que deseja o milagre, busca a Deus por causa do milagre, do impossível, do extraordinário, que nunca acontecem. Mostra que o crente não pode e nem quer vivenciar o projeto do pão nosso de cada dia proposto por Jesus na oração dominical, mas prefere crer e esperar por maravilhas e grandes sinais utópicos de um Deus que, na verdade,deseja cooperar conosco pelo simples fato de o amarmos. Não se vê nessa música, uma só frase adorando a Deus. É só mais uma música para vender o disco sem se importar com uma letra com conteúdo. 

   É  somente um "Lua de Cristal Gospel". Frases como: " O impossível não vai me deter " ou " Milagres nunca revelados, coisas sobrenaturais", são apenas frases de efeitos, chavões gospel que juntando um ao outro formou essa música.

   A culpa não é da Brenda, ela é mais um produto que o mercado gospel capitalista pede. É triste saber que a música cristã que deveria ser para adorar a Deus ou celebrar a Graça, foi transformada em um comércio alimentado por crentes tão sem conteúdo quanto as músicas que eles ouvem.






Este é o dia que fez o SENHOR; 
regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.
         
Salmos 118:24


Por: Felipe Almada com cooperação online de Ronaldo Domingues


PEDIDOS DE ANÁLISE DE MÚSICAS: blogfeerazao@hotmail.com






  

6 comentários:

  1. Excelente análise. O mercado musical já percebeu que a música que mais está ganhando espaço é a musica gospel. E para isso as gravadoras tem investido em jovens de boa aparência, e a "melosidade" é quase sempre a mesma.
    Saudade dos velhos hinos da harpa!

    http://rochaferida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. "Uma vitrine só de coisas naturais.

    Faz da minha vida uma amostra grátis
    De milagres sobrenaturais."

    Paz! A parte que mais me intrigou, soa feio viu?

    ResponderExcluir
  3. bom quem naum tem pecaod q atire a primeira pedra" Da mesma forma q jugas serás julgados, cria uma musica gospel ohh """compositor""" e depois vem falar das demaiss.. esse site de edificante naum tem nada...

    ResponderExcluir
  4. Lamentavelmente a musica chamada evangelica está indo para o abismo.

    ResponderExcluir
  5. Concordo toltalmente com tudo que vc disse . Já não basta ser milagre, tem que ser agora inédito?rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. SIM, TEM QUE SER INÉDITO, POR QUE TEMOS QUE PEDIR O QUE QUEREMOS A DEUS .. POR EXEMPLO, VOCÊ QUER UMA CASA , VOCÊ NÃO VAI PEDIR UM BARRACO VOCÊ VAI PEDIR UMA CASA BOA PARA DEUS.. O MESMO É COM O MILAGRE, QUERO UM MILAGRE QUE ME SURPREENDA, UM MILAGRE INÉDITO : extraordinário, inacreditável, incrível, inimaginável ; entendes ??? agora ficar julgando desse jeito as pessoas ?? desculpem irmãos , são vocês que contribuem para o tropeço cada vez maior das igrejas

    ResponderExcluir

As informações e opiniões postadas no Blog Fé & Razão não correspondem às opiniões e idéias de pessoas ligadas a mim nem de minha Igreja