terça-feira, 5 de abril de 2011

O RECONHECIMENTO GOSPEL É O MUNDO

Segunda (03/abr/11) estava zapeando pelos canais da TV aberta brasileira e me deparei com a cantora que tem sabor de mel (não que eu tenha experimentado) no programa da Eliana. Mesmo achando que há outros cantores cristãos que deveriam estar ali, nada de mais ver a Damares, com seu vestido baiana clean na Eliana ou em outro programa, como eles dizem, “secular”.

Acho legal ver que há grande receptividade com evangélicos na mídia, mesmo sabendo que eles estão lá como produto, ás vezes bizarro, mas é o único nicho musical que ainda vende cd´s no Brasil por isso que Eliana e cia. engolem cantoras como Damares e Cassiane goela abaixo.

Porém o que me indigna é que a maioria desses cantores e cantoras quando vão à algum programa que não seja evangélico têm um discurso emocionado de que agora é que são reconhecidos, de que chegaram no topo da carreira por estar em determinado programa. Para eles, os cantores gospel, o reconhecimento chega quando eles são chamados para participar de programas de auditório como Eliana, Raul Gil e Faustão, este último, então é o auge por ser na até então diabólica Rede Globo.

Quando participam destes programas, os artistas gospel mostram o quão são vazios e não saem dos jargões evangélicos e passam despercebidos como qualquer outro cantor “do mundo”. Se preocupam em mostrar na superficialidade que são diferentes das pessoas normais, e isso fica claro no linguajar estranho e nas roupas cafonas.

O reconhecimento no mundo gospel é chegar na mídia “mundana”, isso eles deixam claro. Penso que o reconhecimento deveria ser outro, totalmente diferente. Com certeza o cachê da Damares não é mais o mesmo depois de sua aparição no SBT. Pois como ela mesmo disse “Foi difícil chegar até aqui, mas eu vim da roça e hoje estou no programa da Eliana”, ou seja, se realizou, no mundo.

Para Damares, uma realização, um sonho, o auge. Para Eliana é como uma criança que tem que brincar com a filha da melhor amiga da mãe que veio visitá-la.
Ao meu ver os cantores gospel ainda estão muito mal acessorados no que diz respeito a se apresentar na TV aberta. Basta serem normais e disfarçarem o deslumbramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações e opiniões postadas no Blog Fé & Razão não correspondem às opiniões e idéias de pessoas ligadas a mim nem de minha Igreja